Mobile: adapte-se ou morra

Se você ainda enxerga mobile como opção para o seu negócio e por isso ainda não oferece o suporte necessário para uma boa navegação, desculpe, mas você está deixando de ganhar dinheiro.

Não é de hoje que vemos quase que diariamente diversas notícias sobre o aumento da utilização de dispositivos móveis e a fundamental importância de adaptação para que usuários tenham uma boa navegação, e inclusive, a poucos dias atrás, o Google em uma nota oficial informou que a partir do dia 21 de abril de 2015 os sites que não dão o suporte adequado para mobile vão perder de forma bem significante sua relevância no ranqueamento das pesquisas.

Mas ainda assim, muitos ainda “empurram com a barriga” a decisão de reformular ou adaptar a plataforma atual para mobile, enxergando como um custo adicional o que na verdade é um investimento fundamental para o seu negócio, então resolvi fugir um pouco dos dados estatísticos “chatos” e generalizados para convidar você a realizar uma análise do seu negócio com o objetivo de gerar um diagnóstico real do seu mercado em relação aos dispositivos mobile, assim pelo menos eu acredito que possa fazer alguma diferença na forma de se pensar sobre a adequação ao futuro.

Como parâmetro de indicadores, vamos utilizar uma ferramenta do Google que mensura o volume de pesquisas mensais de palavras-chave para mapear o aumento da utilização de dispositivos móveis e a participação no volume geral de pesquisas, em outras palavras, vamos analisar o quanto as pesquisas por celular vem crescendo e qual a porcentagem de pesquisas por celular pelo seu negócio.

Faça uma análise da importância do mobile em seu mercado:

1. Acesse o planejador de palavras-chave do Google, para acessar é preciso ter uma conta no Google Adwords, se você não tem, basta criar uma nova conta, é gratuito e não leva nem 5 minutos;

2. Após a criação da conta, acesse novamente o planejador de palavras-chave do Google, clique na opção “Pesquisar novas ideias de palavras-chave e de grupos de anúncios” e inclua as palavras-chave que abrangem o seu negócio, por exemplo, se sua empresa vende produtos para bebês, inclua variações dos seus produtos, como: camisas de bebê, roupinhas de bebê, etc…

3. Depois, em “Segmentação”, selecione a região geográfica que o seu negócio atende.

4. E por final clique em “Obter ideias”.

O padrão do Google é trazer dados dos últimos 12 meses, mas para termos uma visão ainda mais ampliada sobre o crescimento do mobile, sugiro que altere o período para a data mais antiga possível, até mês atual. Depois dessa filtragem, veremos o gráfico mostrando o volume de pesquisas mensais pelas palavras-chave durante o período selecionado, como no exemplo dos bebês:

 

Agora para analisarmos a evolução e participação das pesquisas feitas por dispositivos móveis, no menu de seleção “Tendências do volume de pesquisas” iremos selecionar a opção “Tendências dos dispositivos móveis”, que em nosso exemplo, vai exibir o seguinte resultado:

 

Visualmente, fica claro que as pesquisas por celular vêm crescendo de uma maneira significante, e se analisarmos a diferença do volume de pesquisas por celular em relação ao total, selecionando a opção “Detalhamento por dispositivo”, teremos o seguinte resultado:

 

Ou seja, hoje, em média, quase 25% das pesquisas pelo mercado de roupas para bebê são realizados por dispositivos mobile, e com base nas várias análises de mercado que já fiz o resultado não é muito diferente, em alguns casos a porcentagem de pesquisas por celular chega em 50% ou mais, então, ciente disso e de que o Google não vai mais dar moleza para sites não adaptados, eu te convido a refletir: será que você está disposto a perder parte do seu tráfego e continuar oferecendo uma péssima experiência para 1/3 do seu público potencial comprador?

Acredito que a resposta mais sensata seja óbvia: Não, claro. Então meu caro, meu conselho é: adapta-se o quanto antes e não só permita que seu usuário encontre sua loja ou site, mas também ofereça uma boa experiência de compra para eles, assim, não tenho dúvidas de que o impacto em seu negócio e faturamento será positivo ou talvez até mesmo surpreendente.

Por Lucas Lacerda – e-commercebrasil

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