Ferramentas online podem ser a solução para o varejo em 2015

O atual cenário da economia brasileira tem impactado no varejo de forma negativa. Segundo o relatório do SpendingPulse, desenvolvido a partir de dados de compra da MasterCard, as vendas totais no varejo nacional têm apresentado queda neste ano.

Somente no último mês de julho, o consumo caiu 5,5% se comparado com o mesmo período em 2014. Em uma tendência inversa, o e-commerce tem crescido entre um e dois pontos percentuais a cada mês, apresentando às empresas uma ótima saída para manter resultados em 2015. Evidência disto é o resultado de julho, que resultou em uma evolução de 11,5% nas vendas online em relação ao mesmo período em 2014.

A tendência de crescimento do mercado online pode ser explicada em parte pelo aumento no número de usuários com acesso à internet, mas também mostra um reflexo da elevação do grau de maturidade do varejo digital brasileiro, que já consegue propiciar uma boa experiência de compra a seus consumidores. Outro fator que facilita esse crescimento é o maior acesso a mecanismos que auxiliam usuários em suas compras, como é o caso dos sites de cupons de desconto e comparadores de preço.

Nos últimos anos, os consumidores têm conseguido identificar os benefícios que a internet traz a seus momentos de compra. A quantidade de dados que conseguem acessar após poucos cliques permite que consigam optar pelo melhor negócio sem sequer sair do conforto de suas casas.

Chamamos de consumo consciente o comportamento de se comparar preços e buscar descontos antes de realizar uma compra. As ferramentas de comparação e desconto estão muito mais acessíveis no ambiente online e permitem que a compra inteligente seja feita de forma rápida.

Em uma geração em que o tempo é muito valorizado e a população evita grandes deslocamentos físicos, a facilidade que a internet traz para as compras atua como um grande estimulador para a manutenção das taxas de crescimento de vendas do e-commerce, mesmo em momentos de estagnação ou retração da economia.

Muitas empresas já perceberam isso e têm usado o comércio online como alternativa para a manutenção de resultados positivos em 2015. Cada dia mais organizações buscam formatos inovadores de divulgação de seus produtos como forma de se aproximar do consumidor e estimular as compras.

A propagação dos cupons de desconto online no mercado brasileiro são uma evidência de como e-commerce estão ampliando o leque de divulgação e tentado atingir novos clientes. Durante os cinco últimos anos, a busca por cupons de desconto cresceu em 10 vezes e espera-se que continue crescendo a altas elevadas nos próximos anos.

Sabemos que os consumidores estão cada dia mais conscientes e com acesso a novas ferramentas de compras. Lojas online que se adaptarem a essa realidade mais rapidamente terão uma vantagem competitiva sobre as demais. Sua empresa vai perder esta oportunidade?

POR:

Share