4 tendências de design para você conquistar o e-consumidor

Com o número cada vez maior de lojas virtuais, a escolha do consumidor pelo seu e-commerce e não o do concorrente pode acontecer por fatores que vão além do preço do produto ou custo do frete. Estamos falando do layout e usabilidade que o seu site oferece aos usuários.

Na hora de comprar, os clientes estão à procura de fotos que mostrem as mercadorias em detalhes, informações relevantes que ajudem na decisão. Além disso, eles querem encontrar os itens com facilidade, sem perder tempo procurando em diversas páginas e categorias.

É por isso que você deve se preocupar em como o seu site é apresentado aos usuários, se certificando que ele encontrará uma navegabilidade intuitiva e páginas de produtos bem feitas. Tudo para complementar as diversas opções de pagamento e check-out descomplicado que esperamos que o seu e-commerce já ofereça.

Esses tópicos em conjunto formam a experiência do usuário (UX Design) com a sua loja virtual que pode ajudar a aumentar ou diminuir as suas vendas. Abaixo, separamos quatro tendências do design no comércio eletrônico que podem ajudar você a ganhar o usuário, confira.

Layout responsivo

Ter um layout que se adapte a qualquer resolução de tela sem afetar a qualidade da navegação do usuário está deixando de ser um diferencial competitivo e se tornando uma questão de “sobrevivência” no mercado online.

Por isso, se o seu e-commerce ainda não se adaptou a essa tendência, é preciso mudar agora mesmo. Quando falamos em design responsivo, pensamos diretamente em dispositivos móveis como tablets e celulares, mas é preciso ficar de olho também no outro extremo.

As telas grandes, muitas televisões ou ainda videogames, como o Xbox One, transformam as telas em dispositivo para acessar a internet. Por isso, quando for pensar em layouts responsivos, considere também o público que já acessa o seu site em telas de 1,920 pixels para mais.

Imagens maiores

As imagens sempre foram cruciais para ajudar nas vendas de um e-commerce e elas continuam ganhando seu espaço, agora com a tendência de serem apresentadas cada vez maiores.

Será mais comum encontrar lojas virtuais que apresentam em seu layout fotos gigantes. Não é difícil de entender o motivo. Os usuários que compram online buscam nas imagens todos os detalhes daquele produto. Eles querem estar certos de que não terão nenhuma surpresa quando receberem a mercadoria. As fotos são ainda capazes de fornecer informações que, muitas vezes, não foram citadas na descrição do item.

Oferecer a opção de zoom na página do produto ou ainda uma rotação de 360 graus ajuda ainda mais o usuário a escolher o produto certo. Vale lembrar que a tendência de usar imagens grandes não é apenas nas páginas de produtos, mas sim em todo layout do e-commerce. Um exemplo é o Suits Suplly, site de moda masculina.

Um ponto importante para citar é que mesmo as fotos ganhando dimensões maiores, é preciso garantir que as páginas do seu site continuarão com um carregamento rápido, em qualquer dispositivo. Fique atento a esse ponto.

Menus escondidos

Outra tendência que deve ganhar espaço em sites de e-commerce são os menus escondidos. Não sabe o que isso significa? Pense na página inicial de pesquisa do Google, você encontra a barra de pesquisa e lá no topo, perto do botão de login você encontrará um desenho de quadradinhos, ao clicar nele é aberto uma janela com as opções de aplicativos como o Google +, YouTube e Drive.

Esse é o conceito de menu escondido que já pode ser bastante encontrado principalmente em versões de sites para mobile, mas que também pode ser útil para a versão desktop, pois ajuda a deixar o layout mais limpo e moderno.

Embora seja uma tendência, vale lembrar que nem tudo funciona para todos os segmentos, por isso, nunca deixe de testar e descobrir o que os seus e-consumidores preferem.

Vídeos e reviews mais completos

Não é de hoje que os comerciantes digitais perceberam que vídeo e opinião de clientes são duas armas poderosas para garantir mais conversões. A novidade é que eles estão ficando mais robustos.

Se antes o mais comum era encontrar vídeos que mostrassem fotos e informações dos produtos, agora apostar em produções que mostrem o item em uso, como ele funciona na “vida real” fora das telas do computador tem sido a grande aposta.

Além dos vídeos, os famosos reviews feitos por outros consumidores também estão ficando mais completos. As lojas virtuais estão oferecendo mais informações sobre quem escreveu aquela opinião, por exemplo, idade e localização. E ainda fornecendo palavras-chave que ajudem a definir o item.

Tudo na tentativa de solucionar todas as possíveis dúvidas dos clientes que o impedem de comprar, o melhor é que essas avaliações são feitas por pessoas que já compraram o produto e possuem uma experiência para compartilhar, isso as tornam confiáveis por outros usuários.

Nunca deixe de testar

Oferecer uma experiência positiva ao usuário é primordial para garantir fidelização e boas vendas, mas não existe fórmula mágica, cada negócio precisa testar até encontrar a versão que mais gera conversões para o seu e-commerce.

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